Enciclopédia da Terra-Média
Advertisement
Enciclopédia da Terra-Média
! Artigo em construção
Este artigo ainda precisa de informações, você pode nos ajudar editando abaixo
!


Melkor, mais tarde conhecido como Morgoth, era o mais poderoso e mais sábio Valar. Por causa de seu orgulho e seu desejo de dominar os outros, ele caiu na escuridão, e se tornou o primeiro Senhor do Escuro.

Morgoth eventualmente foi derrotado no fim da Guerra de Ira, que marcou o fim da Primeira Era mas o seu tenente Sauron continuou a guerra na Terra-Média por milhares de anos. A profecia é de que ele irá retornar no fim dos tempos para lutar e será derrotado e Arda finalmente ficará livre de todos os males.

Seus segundos no comando eram Sauron e Gothmog Senhor dos Balrogs.

História[]

Ainulindalë[]

Melkor foi criado por Eru Ilúvatar nos Salões Atemporais no início da criação; ele era maior em poder e conhecimento do que os outros Ainur[1].

Impaciente com o Vazio fora dos Salões Atemporais, e desejando criar coisas próprias, ele frequentemente entrava no Vazio buscando a Chama Imperecível, mas a Chama era de Ilúvatar e residia com ele, e Melkor nunca a descobriu. Melkor continuou a procurar, no entanto, e por isso muitas vezes estava sozinho e separado de seus companheiros Ainur. Foi durante esses períodos solitários que ele começou a ter ideias e pensamentos próprios que não estavam de acordo com seus companheiros Ainur.

Quando os Ainur cantaram a Grande Música diante de Eru, ele entrelaçou alguns desses pensamentos estranhos em sua parte da canção, e imediatamente a discórdia surgiu ao seu redor. Alguns próximos a ele afinaram sua música com a dele, até que dois temas musicais estavam em guerra diante do Trono. Para corrigir a discórdia, Eru introduziu um segundo e depois um terceiro tema na música. Mas Melkor conseguiu conter o Segundo tema, do qual Manwë foi o principal instrumento. O Terceiro era o tema de Elfos e Homens e, embora não fosse dominado pela discórdia como o Segundo tema, também falhou em corrigi-lo. Quando Eru encerrou a música, ele repreendeu Melkor, elogiando sua força, mas lembrando-o de que, como um aspecto do pensamento de seu criador, qualquer coisa que ele pudesse trazer à existência, em última instância, tinha sua fonte dentro do próprio Eru. Como tal, até mesmo a discórdia redundou no final para a glória da obra de Eru. Esta repreensão envergonhou Melkor e também lhe causou raiva, embora ele a escondesse. Assim, quando a Música foi encarnada como Arda, ela já havia falhado através da Discórdia, e um calor imoderado e um grande frio a espreitavam. Melkor então se interessou pelo mundo e desceu até ele com os outros Valar.

Primeira Guerra[]

Quando os Valar entraram em Arda e começaram a moldar a matéria bruta, Melkor viu o Campo de Arda e o reivindicou para si. No entanto, os outros Valar tomaram Manwë como seu senhor, pois embora Manwë não fosse tão poderoso quanto Melkor, ele entendia o pensamento de Eru melhor do que qualquer um de seus pares. Amargurado, Melkor colocou-se contra os outros Valar. Sempre que os Valar trabalharam para melhorar o mundo, Melkor frustrava seus esforços. Por um longo tempo, Melkor lutou sozinho contra o poder de todos os outros Valar e Maiar de Arda, e por muito tempo manteve a vantagem. Durante esse tempo, Arda foi mantida essencialmente sem forma, já que Melkor arruinou praticamente todos os primeiros trabalhos que os outros Valar tentaram criar. Felizmente para eles, o poderoso Vala Tulkas finalmente desceu para Arda, e sua força fez pesar a balança a favor dos Valar. Melkor fugiu diante dele e deixou Arda por um tempo.

Morgoth's Rings of Power's Concept Art

Morgoth em uma versão descartada para a série Os Anéis de Poder

A Primavera de Arda[]

Em construção

Primeira Era[]

Em construção

Aparece em:[]

Legendário

  1. Sdapp O Senhor dos Anéis – "Apêndice: Anais dos Reis e Governantes: III. O Povo de Durin"(mencionado)
  2. Silmaillion logo O Silmarillion – "Ainulindalë"
  3. Silmaillion logo O Silmarillion – "Valaquenta"
  4. Silmaillion logo O Silmarillion – "Quenta Silmarillion": I Do início dos tempos
  5. Silmaillion logo O Silmarillion – "Quenta Silmarillion": II De Aulë e Yavanna (mencionado)
  6. Silmaillion logo O Silmarillion – "Quenta Silmarillion": III Da chegada dos Elfos e do cativeiro de Melkor
  7. Silmaillion logo O Silmarillion – "Quenta Silmarillion": V De Eldamar e dos príncipes dos eldalië (mencionado)
  8. Silmaillion logo O Silmarillion – "Quenta Silmarillion": VI De Fëanor e da libertação de Melkor
  9. Silmaillion logo O Silmarillion – "Quenta Silmarillion": VII Das Silmarils e da inquietação dos noldor
  10. Silmaillion logo O Silmarillion – "Quenta Silmarillion": VIII Do ocaso de Valinor
  11. Silmaillion logo O Silmarillion – "Quenta Silmarillion": IX Da fuga dos noldor
  12. Silmaillion logo O Silmarillion – "Quenta Silmarillion": X Dos Sindar

Adaptações

Referências[]

Advertisement