FANDOM

Hobbit jornadainesperada 46.jpg

The Hobbit: An Unexpected Journey (no Brasil, O Hobbit: Uma Jornada Inesperada; em Portugal, O Hobbit: Uma Viagem Inesperada) é um filme neozelandês de 2012, sendo o primeiro filme de uma série de três filmes, baseados no livro O Hobbit, de 1937, do escritor britânico J. R. R. Tolkien. Peter Jackson que dirigiu a trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis, está dirigindo, produzindo e co-escrevendo as três partes da série, que deveria inicialmente ter Guillermo Del Toro como diretor.

O filme é estrelado por Martin Freeman como Bilbo Bolseiro, Richard Armitage como Thorin e Benedict Cumberbatch como Smaug.[7] Vários atores da trilogia O Senhor dos Anéis irão reprisar seus papéis, como Ian McKellen, Andy Serkis, Hugo Weaving, Cate Blanchett, Christopher Lee, Ian Holm e Elijah Wood. Além disso, o compositorHoward Shore, que compôs a trilha de O Senhor dos Anéis, confirmou seu papel nas três partes do filme.

As três partes foram intituladas de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (The Hobbit: An Unexpected Journey), O Hobbit: A Desolação de Smaug (The Hobbit: The Desolation of Smaug) e O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (The Hobbit: The Battle of Five Armies) antes intitulado de O Hobbit: Lá e De Volta Outra Vez (The Hobbit: There And Back Again), as duas últimas partes agendadas para serem lançadas em 13 de dezembro de 2013 e 11 de dezembro de 2014, respectivamente.

História Editar

O Hobbit começa com Bilbo Bolseiro já idoso, escrevendo seu livro chamado "Lá e de Volta Outra Vez" que narra sua aventura quando jovem, na qual uniu-se à um grupo de anões para recuperar um enorme tesouro e destruir o dragão que o guardava. Ele conta que há muito tempo, em uma terra bem distante à leste, o Reino anão de Erebor era um reino poderoso e próspero, mas com a ganância dos anões por ouro e riquezas, o reino foi tomado pelo dragão Smaug que o guardou durante 60anos. Ele explica também o grande apreço de dragões por ouro. Enquanto isso chega no recinto o seu jovem sobrinho, Frodo Bolseiro, que pergunta o que ele estava fazendo. Bilbo fecha o livro e diz que Frodo ainda não está pronto para lê-lo. Depois Bilbo sai para seu jardim e senta-se no banco, e a história retrocede então há sessenta anos, com o jovem Bilbo fumando despreocupado seu cachimbo de Hobbit quando aparece o velho mago Gandalf, o Cinzento, que o convida para uma grande aventura. Mas ele recusa a oferta e retorna ao interior de sua casa. Quando chega a noite, sua campainha toca e na porta estava um anão, Dwalin, que entra na casa, come seu peixe e seus bolinhos de arroz. A campainha toca novamente, e chegam sucessivos anões, menos o anão Thorin, líder da companhia e herdeiro do trono deErebor. Em um momento, alguém bate na porta, e lá estava Thorin. Durante o jantar, o grupo conversa durante muito tempo com Bilbo sobre o motivo da aventura, seus detalhes, e a possibilidade de lucros, mas Bilbo resiste, até que o grupo decide partir sem ele, que não aceitara facilmente a proposta de unir-se na aventura de destruir o dragão Smaug e recuperar o ouro dos anões. Bilbo dorme e acorda apenas no outro dia, quando reflete melhor e decide se juntar ao grupo, assinando um contrato dado por Thorin, e partindo em viagem com eles. No outro dia à noite a companhia encontra uma fazenda abandonada com três trolls: Tom, Bert e William. Eles roubam os pôneis da companhia para fazer o jantar, e após uma série de atritos entre trolls e anões, Gandalf aparece e faz os raios de sol transformá-los em pedra. Esses trolls de pedra serão vistos no primeiro filme da trilogia O Senhor dos Anéis. Depois a companhia parte para Valfenda, após um ataque de orcs na Grande Estrada do Leste, onde repousam, e de onde partem para serem emboscados por gigantes de pedra até a Cidade dos Orcs. Ali acontece o momento chave de toda a saga, quando Bilbo encontra o Um Anel e o pega de Gollum, com quem faz um jogo de adivinhas, que vence por conta de sua última pergunta: "O que eu tenho no meu bolso?", e que Gollum não consegue adivinhar. Então Gollum se dá conta de que Bilbo estava com seu precioso anel e o ataca, mas Bilbo tropeça e o anel cai em seu dedo deixando-oinvisível. Ele tira proveito deste fato e foge para fora da montanha e se junta novamente à companhia anã junto de Gandalf. Logo o grupo encontra Azog, o Profano, de quem fogem subindo em árvores. Thorin enfrenta Azog, e ferido, cai desmaiando. Quando um orc ia matá-lo, o agora corajoso Bilbo Bolseiro o defende matando o orc. Depois, chegam ao local as Águias previamente convocadas por Gandalf, que levam todos para Carrocha de onde Thorin vê a Montanha Solitária.

Elenco Editar

Produção Editar

Ver artigo principal: O Hobbit (série de filmes) #Desenvolvimento

Bilheteria Editar

Em sua estreia o filme conseguiu arrecadar US$ 84,77 milhões, superando a arrecadação de estreia de A Sociedade do Anel, que fez US$ 47,2 milhões em dezembro de 2001. Fora dos EUA, O Hobbit fez US$ 57 milhões. Apenas duas semanas após a estreia o filme faturou US$ 179,7 milhões nos EUA, mais US$ 344 milhões nos demais mercados. Com as bilheterias somadas, o longa de Peter Jackson chegou a US$ 523,7 milhões mundialmente. Até o dia 03 de março o filme havia chegado a marca de US$ 1.008.275.239 bilhão na bilheteria mundial, tornando-se o décimo quinto no ranking a alcançar a marca, ficando atrás de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge.No Brasil o filme levou 2.841.052 pessoas ao cinema quando esteve em cartaz.

Principais prêmios Editar

Ver página: Lista de prêmios e indicações da série de filmes Hobbit

Oscar 2013 (EUA)

0 vitórias de 3 indicações

  • Indicado para Melhores Efeitos Visuais - Jim RygielRandall William CookAlex Funke e Joe Letteri
  • Indicado para Melhor Maquiagem - Richard TaylorPeter Swords KingRick Findlater
  • Indicado para Melhor Direção de Arte - Dan Hennah

BAFTA 2013 (Reino Unido)

0 vitórias de 3 indicações

  • Indicado para Melhores Efeitos Visuais - Joe Letteri, Eric Saindon, David Clayton, R. Christopher White
  • Indicado para Melhor Maquiagem - Peter Swords King, Richard Taylor, Rick Findlater
  • Indicado para Melhor Som - Tony Johnson, Christopher Boyes, Michael Hedges, Michael Semanick, Brent Burge, Chris Ward

Também no FANDOM

Wiki aleatória