FANDOM

O Anduin é o Grande Rio das Terras Ermas que corta a região leste da Terra Média entre as montanhas cinzentas de Ered Mithrim, ao norte, e a Baía de Belfalas, ao sul.

Em seu trajeto, o rio acompanha as Montanhas Sombrias que separam Eriador de Rhovanion, margeando a orla ocidental da Floresta das Trevas. Ao sul do território dos Beornings, o rio recebe as águas do Veio de Prata, que nasce no Lago Espelho de Moria, formando uma das fronteiras naturais da Floresta de Lórien.

Ainda em direção ao Mar, une-se ao Limclaro, rio que antes era considerado a fronteira setentrional de Rohan. Antes, porém de atingir o Nindalf, o Campo Alagado, o Anduin desce pelas corredeiras de Sarn Gebir e desemboca no Nen Hithoel, o lago que antecede as Cataratas de Rauros, cuja entrada é protegida pelas gigantescas figuras de Isildur e Anárion no Argonath, a Passsagem dos Reis. Na extremidade sul do lago, três picos erguem-se sobre o rio:o Amon Hen, o Amon Lhaw o Tol Brandir.

Nen Hithoel

Nen Hithoel

Argonath

O Argonath

Rauros

Rauros

Nos charcos do Nindalf, o Anduin recebe o conteúdo despejado pelo rio Entágua, que nasce ao sul da Floresta de Fangorn e corta as campinas de Rohan. A leste, o rio é protegido pelas colinas de Emyn Muil.

Ao entrar em Gondor, o Anduin divide os campos de Pellenor dos bosques de Ithilien e, à vista da cidade de Minas Tirith, sustenta as ruínas de Osgiliath, a Cidadela das Estrelas, antiga capital de Gondor. Esse é o trajeto final do rio que atravessa as praias de Lebennin e deságua, por fim, pela Baia de Belfalas, no Grande Mar.

Também no FANDOM

Wiki aleatória