Enciclopédia da Terra-Média
Advertisement
Enciclopédia da Terra-Média

História

Ele descende da nobre casa dos númenorianos que se estabeleceram em Belfalas na Segunda Era. Devido a isso, presume-se que ele era um antepassado de Imrazôr, Galador e os Príncipes de Dol Amroth.

Quando o rei Ondoher levou seu exército para enfrentar os Carroceiros que ameaçaram Gondor, Adrahil comandou a ala esquerda do exército. Os soldados da direita estavam sob o comando do sobrinho do Rei, Minohtar, enquanto que o centro foi comandado pelo próprio rei e seu herdeiro Artamir.

Onde Ondoher chegou a um fim devastador: ele foi surpreendido pelos Carroceiros, e suas forças foram esmagadas. Os soldados de Adrahil, no entanto, foram protegidos do ataque e sobreviveram. Ondoher e Artamir ambos tinham sido mortos, e Minohtar assumiu o comando, enviando Adrahil junto com seu próprio comando da ala esquerda e aqueles na parte traseira da direita que ainda não tinha sido contratados.

Adrahil partiu para o sul em Ithilien para formar uma linha defensiva de Cair Andros ao Ephel Dúath. Com essas forças ele devia cobrir as abordagens de Minas Tirith e permitir a Minohtar que formasse uma retaguarda e tentasse conter o avanço dos Carroceiros. Adrahil ao mesmo tempo devia enviar uma mensagem a Eärnil, e informá-lo do desastre do Morannon e da posição do Exército do Norte de se retirar.

O destino de Adrahil é incerto; os Carroceiros eventualmente romperam a defesa mais ao norte de Minohtar, mas se eles penetraram a posição de Adrahil ainda não se sabe. Se ele sobreviveu ao ataque inicial, parece provável já que Adrahil teria entrado com Eärnil em seu contra-ataque, vendo a derrota final dos Carroceiros na Batalha do Acampamento.

Outras versões do Legendarium

No capítulo "Cirion e Eorl" de Contos Inacabados, Adrahil é referido como "Adrahil de Dol Amroth". No entanto, desde Dol Amroth não o chamavam desta forma, mesmo depois do afogamento de Amroth em TA 1981 provavelmente isto deve ser um erro anacrônico por parte do cronista.

Advertisement